Desfralde…

Esse bicho papão… não para mim, claroooo 🙂

A Bia deixou as fraldas. Aconteceu. Mas se não tivesse acontecido estava tudo bem na mesma 🙂

Eu e o pai da Bia tínhamos decidido que não seríamos nós (nunca) a impor este processo. Ela, quando estivesse pronta iria dar sinal, por sorte (assim considero depois do que leio) o infantário que ela frequentava não colocava qualquer “prazo” para o desfralde, convém dizer que fazê-lo é só ridículo, como se existisse uma data para as coisas acontecerem, quando todas as crianças são diferentes e têm também timings diferentes!

A Bia tem um penico/pote/bacio desde sempre, ofereceram no babyshower e nós colocamo-lo na casa de banho “dela” e fomos sempre explicando para o que era. Pouco antes dos dois anos a Bia começou a dar sinais de desfralde (chegou mesmo a pedir para lhe tirar a fralda à noite, não queria dormir de fralda), falamos no infantário e elas sempre que a Bia pedia colocavam-na na sanita, apesar de ela não fazer nada elas nunca deixaram de respeitar a vontade dela, e nós em casa íamos fazendo o mesmo. Já depois de completar os dois anos decidimos então iniciar o desfralde porque, de facto, a Bia já pedia, já sabia o que era… contudo, quando estava sem fralda continuava a ter muitoa descuidos (atenção que eu sei que é normal) pelo que em concordância com o infantário decidimos não continuar porque consideramos que não estava preparada. Sem qualquer tipo de pressa. Continuamos a colocá-la no pote ou sanita sempre que pedia, mas continuava a usar fralda(cueca) pois não queríamos que isto lhe causasse qualquer tipo de ansiedade, ou sentisse algum receio.

Ainda não consigo perceber a pressa desta sociedade em retirar fraldas, peito, chupeta… muito menos percebo comentários do tipo “ah tão inteligente e ainda de fralda”!!! Mas desde quando o facto da minha filha usar, ou não, fralda é sinónimo de inteligência?! (Não, isto não foi comigo porque se fosse eu sabia bem o que responder). Queremos impor regras e prazos que nos são convenientes a nós, sem pensarmos no bem estar deles, e isto é grave!

O tempo foi passando… e a Bia continuava com fralda. Até que há umas semanas a Bia foi dando muita importância ao penico, a estar sem fralda, pelo que decidimos, na sexta feira passada, tirar de vez a fralda. E assim foi. Na sexta ainda exisitiram uns 2 ou 3 “acidentes” mas a partir daí tem estado super bem! E atenção, quando eu digo super bem refiro-me, também, a ter tido um ou outro xixi malandro que ela não conseguiu aguentar porque estava distraída! Estou super orgulhosa dela e não aguentamos a festa que ela faz por estar sem fralda!

Durante a noite continua com fralda (apesar de acordar sempre com ela seca) e quando saímos ainda colocamos cueca fralda (mas a ela dizemos que é apenas cueca ahahha)…

E andamos com este penico portátil da Saro no saco (e roupa também 😜).

Este penico é super prático porque se adapta às sanitas e tem, também, uns saquinhos com um absorvente para colocar (em caso de necessidade).

E pronto, temos uma Bia feliz por não usar fralda, e esperam-nos algumas noites de xixi na cama, certo?! 😉

É mesmo muito importante saber respeitar o tempo deles e dar-lhes espaço. Deixar que sejam eles a dizer-nos que estão preparados e não apressar as coisas.

Concordam?! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s