Ser pais e trabalhar a tempo inteiro.

Antes de começar, quero deixar claro que isto não é uma reclamação, somos e estamos muito felizes com a nossa decisão! Temos uma família linda e uns amigos maravilhosos por perto que nos ajudam sempre que precisamos, mas não deixa de ser difícil não ter os pais/avós por perto (ou toda a família, vá 😛 )

Faz hoje 1 ano que voltei ao trabalho a tempo inteiro. Quando tomamos essa decisão foi algo bastante pensado, uma vez que eu tinha necessidade de voltar a ter o meu cérebro “activo” – não quero com isto dizer que a minha filha não me mantivesse activa (quem a conhece sabe bem do que falo 🙂 ) -, mas eu precisava de outro tipo de estímulo. Para mim, a solução era, sem sombra de dúvida, voltar ao trabalho a tempo inteiro e colocar a minha filha no infantário. E, não, não me sinto culpada, ou menos mãe, por o fazer, de todo! Não amo menos a minha filha porque a coloco no infantário 4 dias por semana. Para mim, o importante é a qualidade do tempo que passamos com ela, o amor que lhe damos quando estamos com ela, a atenção que lhe damos. Não estou errada por querer trabalhar a tempo inteiro, tal como uma mãe que decide ficar em casa a cuidar dos filhos também não está.

Somos todas diferentes, queremos todas coisas diferentes. Eu não deixei de ser eu porque fui mãe, as coisas mudaram, sem dúvida, mas a Andreia já cá existia. Os sonhos dela já cá andavam, não me anulo por causa da minha filha, de todo. Se ela passou a ser o centro das prioridades? Claro que sim! Mas isso não invalida que eu queira fazer outras coisas além de ficar em casa a cuidar dela. Não sou mesmo pessoa de estar em casa, eu preciso de mais. E não me sinto mal por isso! E sabem porquê? A minha filha é tão feliz que essa é a maior prova de que as nossas decisões não a estão a prejudicar!

18278199_10211187454875860_5615897299319076996_o

Foto tirada um dia antes do regresso ao trabalho 🙂

Contudo, apesar de estarmos felizes e realizados em relação a esta nossa decisão, isso não implica que de vez em quando o cansaço não nos atinja, ou não significa que não existam dias em que a única coisa que queríamos era chegar a casa e ter 5 minutos de silêncio!

Eu e o Miguel trabalhamos a tempo inteiro, nada de errado aqui, mas tudo complica quando não temos ninguém com quem deixar a sardanisca se, por exemplo, estamos doentes. Para juntar a isto, trabalhamos os dois por turnos, conseguem ver bem o filme, certo?! Quando emigramos ponderamos muito, e esta situação tinha sido pensada por isso também saberíamos com o que contar, mas há dias em que precisamos daquele tempo nosso, para nós, e tendo os avós perto seria algo que se resolveria facilmente, nada que uma chamada ou ida à casa dos pais não resolva o pior dos cenários.

Sabem aqueles dias em que apenas queriam dormir até mais tarde? Dormir sem ter horário para acordar. Ir às compras sem ter uma formiga a correr de lado para lado? Cozinhar sem ter sempre o piolho a chamar. Tomar banho sem estar sempre a espreitar para saber se a miúda ainda está inteira. Estar no sofá sem fazer nada, só estar ali! Pois é, não é fácil ter esses momentos espectaculares só para nós e ter os pais por perto ajuda, e muitoooo! Há todo um esforço extra que se tem de fazer para conseguir conciliar tudo, mas também não há nada que não consigamos fazer, claro! Por isso, pais que tem os pais por perto, aproveitem bem essa ajuda preciosa (e quando eu digo pais, digo tios, primos… ) porque nem imaginam a sorte que têm!

Por cá, vamos aproveitando os dias em que temos horários da tarde para descansar, passear, namorar, dormir… e pronto, temos uns amigos espectaculares que ficam com a Queen B sempre que precisamos 🙂 Afinal não é assim tão mau, hahahaah

E por aí? Como é?

 

Imagens captadas pela maravilhosa Mipa

2 thoughts on “Ser pais e trabalhar a tempo inteiro.

  1. Lili says:

    Olá!
    Como eu me revejo nas tuas palavras… principalmente nessa parte de estar a tomar banho e sempre a espreitar a ver se o rapaz ainda está inteiro. Já cheguei a sair do chuveiro cheia de sabão porque chamava por ele e não me respondia (estava tão destraido a brincar que nem me ouviu)
    Como sabes eu tambem estou longe dos meus, e apesar de ter cá tios e primos e até o meu pao, a vida aqui é bastante agitada e não ha muita oportunidade de ter uma escapadinha a dois. Ha dias que chegamos a casa e queremos é deitar no sofá e fechar os olhos por uns minutos mas depois pensamos que ha ali um ser pequenino que precisa da nossa atenção e carinho e lá vamos nós buscar forças não sei onde até ele adormecer como um anjinho. E é por isso que eu agora que estou gravida novamente ja decidi que vou deixar o trabalho por tempo indeterminado, para poder dedicar mais tempo aos meus filhos e para ver se tenho mais algum tempo para mim. Se me vou arrepender disto? Não sei! Mas neste momento é o que faz mais sentido na minha cabeça e do meu marido. Eu sinto que vou fazer o que está mais certo mas se vier a descobrir que foi um erro paciência, é mais um aprendizado.
    A vida é uma aprendizagem e quando temos filhos ainda mais é. Temos que fazer muitos sacrifícios por eles, é verdade, mas serão sempre o melhor da nossa vida.

    Liked by 1 person

    • momsweetmomblog says:

      Olá Lili. 🙂 compreendo perfeitamente o que dizes. Em relação à tua decisão de ficar em casa e cuidar dos teus filhos, acho que fazes muito bem! Nunca será decisão errada ou certa, será a decisão que funciona de momento e de certeza que o fazes a pensar no melhor para ti e para os teus filhos. Pode ou não funcionar, mas se não funcionar estamos sempre a tempo de mudar. O que importa é que estejamos felizes. E eu sei que, mesmo com altos e baixos, todos temos, somos pessoas rodeadas de amor e felicidade. Obrigada pelo teu comentário e espero que continues desse lado 😉

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s